sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Engenheiros de Alimentos - Uma profissão essencial!!

Não poderia deixar de falar aqui da minha tão amada e querida profissão: Engenheiro de Alimentos!


Afinal profissão esta tão importante, mais não tanto reconhecida, porém com bastante esforço e dedicação de todos nós profissionais estamos conseguindo o nosso espaço no mercado!!!


A Engenharia de Alimentos é o ramo da engenharia que engloba todos os elementos relacionados com a industrialização de alimentos, seja no desenvolvimento, fabricação, conservação, armazenamento, envase, transporte ou comercialização.
Este ramo da engenharia está baseado nas aplicações de recursos tecnológicos na formação de profissionais que atuam nas principais etapas da cadeia de produção dos alimentos industrializados, assim trabalham desde a chegada das matéria-primas até um produto final embalado e rotulado.
O Engenheiro de Alimentos é um profissional apto a aproveitar ao máximo a produção agroindustrial e industrial e seus resíduos, transformando-os, através de processos diversos, a fim de se obter um produto de qualidade, com grande estabilidade, de valor nutricional e a custos viáveis, visando a melhor qualidade e o bom aproveitamento do consumidor!!!!
Para que todo esse processo ocorra, é necessário uma vasta gama de conhecimentos em física, química, matemática e biologia, além de conceitos de economia e administração. Esse enfoque no processo produtivo em si diferencia esta área do conhecimento da NUTRIÇÃO, com o qual pode ser por vezes confundido. Não obstante, o engenheiro dos alimentos deve obrigatoriamente ter sólidos conceitos de nutrição, pois, de modo contrário, não seria possível a produção de alimentos com características nutricionais desejadas.



Tipos de atividade exercidas

Em função de sua formação e áreas de atuação, são exercidas atividades nas seguintes áreas:
Produção/Processos ~~> Planejar, implementar, racionalizar e melhorar de processos e fluxos produtivos para incremento da qualidade e produtividade, e para redução dos custos industriais, incluindo a parte de automação.
Garantia da Qualidade ~~> Determinar padrões de qualidade e procedimentos operacionais para os processos desde a matéria-prima até o transporte do produto final. planejar e implementar estruturas para análise e monitoramento destes processos, treinar pessoal para prática da qualidade como rotina operacional. Organizar métodos e sistemas de controle de qualidade das matérias-primas e do produto processado nas indústrias alimentícias.
Pesquisa e Desenvolvimento ~~> Desenvolvimento de produtos e tecnologias com objetivo de atingir novos mercados, reduzir desperdícios, reutilizar subprodutos e aproveitar os recursos naturais disponíveis. Criar e aperfeiçoar produtos, de acordo com as necessidades do mercado. Pesquisar e elaborar tecnologias de produção.
Projetos e Processos Industriais~~> Planejar, executar, implantar e fazer avaliação de viabilidade econômica de projetos de unidades de processamento ("plant lay-out", instalações industriais, equipamentos, distribuição, etc.), bem como avaliar a viabilidade econômica de novas indústrias, estudando as oportunidades de mercado, os custos, as instalações e os equipamentos.
Tratamento de resíduos e/ou Tratamento de Efluentes ~~> Definir métodos de descarte, reciclagem e possível reaproveitamento de resíduos da indústria alimentícia, protegendo o meio ambiente. Controlar a potabilidade da água de descarte de indústrias, evitando agressões ao meio ambiente.
Comercial / Marketing ~~> Utilizar do conhecimento técnico como diferencial de marketing na prospecção e abertura de mercados, na assistência técnica, no desenvolvimento de produtos junto aos clientes e apoio à área de vendas. Comercializar matérias-primas, aditivos e equipamentos para indústrias alimentícias e também produtos de toda a cadeia produtiva de alimentos para o consumo.
Fiscalização de Alimentos e Bebidas ~~> Atuar junto aos órgãos governamentais de âmbito municipal, estadual e federal, objetivando o estabelecimento de padrões de qualidade e identidade de produtos, e na aplicação destes padrões pelas indústrias, garantindo assim, os direitos do consumidor.
Consultoria ~~> Auxiliar na implantação e administração de unidades industriais, quanto aos aspectos relevantes como instalações, aspectos legais, tecnologia de processamento, garantia da qualidade entre outros.
Docência ~~> Atuar na formação de profissionais na área de engenharia, ciência e tecnologia de alimentos bem como em áreas correlatas. De modo geral, para ensino em cursos de graduação, é exigido mestrado e/ou doutorado.
Enfim na Engenharia de Alimentos há um leque bastante amplo e variado de atuação!!!


~~> Afinal essa é uma profissão essencial, pois como seria a Produção e a Qualidade de Alimentos sem nós?!?!?!

2 comentários:

  1. Sou engenheira de Alimentos...Amo minha profissão apesar das dificuldades.O que seria da população sem nós.Garantimos a qualidade e produção dos alimentos.

    ResponderExcluir
  2. Com certeza Luciana,a nossa profissão é essencial para a vida de todos inclusive de nós mesmas, pois o alimento é responsável pelas funções vitais do organismo e é necessário que o mesmo esteja em ótima qualidade, por isso estamos aqui...
    Obrigada pela sua participação!!

    ResponderExcluir

Alimento é Vida: baseado nessa afirmação que aqui você poderá encontrar diversas curiosidades e poderá tirar suas dúvidas!!

Larissa Alves. Tecnologia do Blogger.

© Alimento é Vida, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena